Design thinking é tema de oficina no Fórum de Inovação do AMB Lab

Design thinking é tema de oficina no Fórum de Inovação do AMB Lab

Metodologia pode fomentar a tecnologia no Poder Judiciário

Criatividade, estética e inovação para aperfeiçoar produtos e serviços. Esse é o princípio do design thinking, metodologia que foi tema de oficina do I Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial nesta quarta-feira (04). Ao todo, 27 pessoas participaram da atividade, transmitida pelo Zoom.

“O design thinking entra para imaginar futuros, construir algo que não está muito aparente. É uma forma de projetar ideias com foco nas pessoas, procurar entender o conteúdo e criar soluções criativas por meio de um processo colaborativo”, afirmou o fundador e diretor-executivo da WeGov, André Tamura, que conduziu o evento.

A metodologia da oficina “Design Thinking — Uma abordagem centrada em pessoas” conta com quatro etapas:

  • Imersão – mergulhar fundo no problema, entender o público-alvo e buscar soluções;
  • Empatia – ver o mundo pela perspectiva de outras pessoas, sem julgamentos;
  • Ideação – dar ideias que levem a insights comportamentais;
  • Protótipo – projetar modelos para realizar ideias sem desperdiçar recursos.

O workshop ao vivo foi idealizado pelo Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB Lab). O diretor da instituição, Ângelo Bianco Vettorazzi, acompanhou a oficina e agradeceu a participação dos inscritos. Para o juiz, a oficina contou com “uma ideia própria design em todas as etapas” em busca da inovação não só no ambiente de trabalho.

Nesta quarta-feira (4), a presidente da AMB, Renata Gil, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e o diretor do AMB Lab, Ângelo Vettorazzi, conduziram a abertura do evento. Oficinas de Visual Law e Miro também foram realizadas.

Conheça o evento

O I Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial é realizado de quarta (4) a sexta-feira (6) de forma on-line e gratuita. A programação inclui palestras e oficinas com temas variados, como storytelling, design thinking, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), blockchain, Canvas, Visual Law, inteligência artificial e Business Intelligence (BI).

O evento reúne juízes, desembargadores e sociedade em geral para trocar experiências e divulgar conhecimentos teóricos e práticos que fortaleçam a tecnologia e a inovação no Judiciário.

Confira os vídeos do primeiro dia de Fórum de Inovação


Melissa Duarte

Assessoria de Comunicação da AMB